PBH online

10-12-2010 22:28

 

Torneio internacional de futebol dá o pontapé inicial para a Copa 2014
Publicado em 09/12/2010 15:01:24



Na quinta-feira, dia 18, foi apresentado, na Prefeitura de Belo Horizonte, o projeto Future Champions, torneio de elite para a categoria sub17 de alguns dos principais times do futebol mundial, realizado nos países sede de Copas do Mundo da Fifa. O evento contou com a participação do prefeito Marcio Lacerda, do presidente do Atlético, Alexandre Kalil, do diretor das categorias de base do Cruzeiro, Roger Galvão, do presidente do Comitê Executivo Municipal da Copa do Mundo 2014, Tiago Lacerda e do presidente da GSI (detentora dos direitos do Torneio), Ray Whelan. 

Nos próximos quatro anos, Belo Horizonte será a anfitriã desta importante atividade social e educacional, que integra jogadores e treinadores de todo o mundo. Durante esse tempo, a cidade, como uma das sedes da Copa do Mundo da Fifa de 2014, demonstrará sua organização, infraestrutura, hospitalidade e paixão pelo futebol. O torneio vai contar com a participação de quatro equipes brasileiras e oito estrangeiras. Atlético-MG, Cruzeiro, Corinthians e Vasco serão os representantes do Brasil. O continente americano será representado pelas equipes do América do México, DC United (Estados Unidos), Peñarol (Uruguai) e Universidad de Chile. Barcelona (Espanha), Paris Saint Germain (França) e Everton (Inglaterra) representam o continente europeu. A equipe africana Mamelodi Sundowns também vai participar do torneio, que será realizado entre os dias 13 e 19 de dezembro.

De acordo com Marcio Lacerda, o torneio é mais uma etapa de preparação da cidade para a Copa, tendo em vista que o evento envolve a recepção de visitantes, a mobilização de voluntários e a questão da infraestrutura da cidade. Além disso, Marcio destacou a força do futebol em Belo Horizonte. “A realização do Future Champions traduz a vocação que Belo Horizonte tem para a revelação de craques e fortalece a paixão que todos nós mineiros temos pelo futebol”, disse.

Aprovação dos clubes

“Por tradição, o Cruzeiro sempre buscou essa parceria com os grandes clubes internacionais e nada melhor do que um evento inédito para Belo Horizonte, como esse que a Prefeitura apresenta hoje, para acolhermos bem os visitantes que futuramente teremos nos Jogos Mundiais de 2014”, disse o diretor das categorias de base do Cruzeiro, Roger Galvão. O presidente do Atlético, Alexandre Kalil ressaltou a importância da categoria de base para os clubes. “Categoria de base é isso que aconteceu aqui na Prefeitura, porque ela nada mais é que um incentivo para a juventude. Esse é mais um motivo para parabenizar a Prefeitura, por ter trazido uma coisa socialmente importante para a capital”, analisou. 

Os jogos serão no estádio Mário Ferreira Guimarães, o Baleião (rua Santa Rita, 4.250, Vila Fazendinha), e no campus da faculdade Uni-BH (rua Líbero Leone, 259, Buritis). O sorteio dos grupos e tabela será realizado na SOCCEREX, maior feira de futebol do mundo, segunda-feira, dia 22, no Forte Copacabana, no Rio de Janeiro, com a participação do prefeito Marcio Lacerda. Os 12 times que participam do torneio estão divididos em quatro grupos, que contam com Atlético, Cruzeiro, Corinthians e Vasco como cabeça de chave. Classificam para as semifinais os melhores colocados de cada grupo. Os vencedores dos dois jogos fazem a final e os perdedores disputam o terceiro lugar.

“A ideia é promover a cidade de Belo Horizonte. Essa proximidade dos moradores do Aglomerado da Serra, que poderão assistir aos jogos que serão realizados no Baleião e acompanharem da janela de suas casas o time do Barcelona, por exemplo, torna o torneio ainda mais atrativo para todos”, analisa o presidente do Comitê Executivo Municipal das Copa do Mundo 2014, Tiago Lacerda.

Coach the coaches

O objetivo do Coach the Coaches é proporcionar uma valiosa troca de experiência e know-how, através de palestras e cursos liderados por treinadores internacionais. Nos seminários serão esclarecidas dúvidas através de demonstrações práticas junto ao pessoal da equipe técnica dos times visitantes. O programa apresentado inclui informações para a preparação técnica, tática, médica e psicológica e será relacionado a preparação de jovens atletas.